NOTÍCIA

Coopermota: 15ª Coopershow se consolida um sucesso

9 mil pessoas passaram pelo recinto, no decorrer dos três dias, e puderam conferir as tendências tecnológicas do campo para 2022, apresentadas pelos 122 expositores que estiveram presentes no evento.

Um enorme sucesso. Esse foi o resumo da décima quinta edição da Coopershow 2022, que reuniu no Campo de Difusão os mais renomados profissionais do Agro, que atuam no mercado nacional e internacional, aonde puderam apresentar propostas e conceitos atuais, além de 122 expositores que trouxeram as novas tecnologias do campo e varejo ao agricultor, no período de 26 a 28 de janeiro. Promovido pela Coopermota - Cooperativa Agroindustrial a edição contou também com uma vasta grade de palestrantes divididas entre o auditório principal e no auditório `Espaço Mulher´, com a participação de profissionais de instituições e empresas como a Cati/Iac, Fertybio, Iac/ Apta, FMC, Ceppea - Esalq/USP, Hennipman, Mosaic, Adama, Aspaco, Big Garden, Sest Senat, entre outros.
O presidente da Coopermota, Edison Valmir Fadel, falou sobre a consolidação da Coopershow como uma das maiores ‘Vitrine Tecnológicas’ da região. “Tenho a certeza que, em um curto espaço de tempo, a nossa região será um polo tecnológico no campo da agricultura. Temos vários agricultores com sede de conhecimento e buscando novas tecnologias para o aumento de produção e diminuição de custos, esse fato irá culminar em um movimento que buscará avançar de forma sólida, desenvolvendo a tecnologia do no campo. Está é a importância da Coopershow, ela é a vitrine para os novos rumos”, disse o presidente da Coopermota, que ainda destacou a crescente de público da 15ª Coopershow. “Vale destacar que para este ano, mediante ao momento que ainda vivenciamos por causa da pandemia da COVID19, a Coopershow apresentou um número expressivo de público, chegando a 9 mil pessoas nos três dias de evento. Porém, esse fato só foi possível por causa da seriedade dos protocolos de segurança”, completou.
O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, prestigiou a Coopershow e salientou a relevância do evento para a região. “A 15ª Coopershow está ligada a oportunidades, a informação e a negócios. Esse evento já está consolidado no calendário do homem do campo como uma data de extrema importância, afinal, a sabedoria no cultivo é essencial. Outro fator importante que engrandece a Coopershow é a seriedade em que a Coopermota conduz todos os detalhes, a comissão organizadora está de parabéns”, apontou. 
Na visão de Itamar, a Coopershow está no caminho certo e tende a crescer a cada ano. “A nossa região demanda eventos voltados para o agricultor. Temos várias feiras/shows, aonde a atenção principal estão nos artistas. Porém, são poucos os eventos em que os artistas são os agricultores, e na Coopershow temos isso, realçamos o homem do campo e as suas necessidades para o crescimento, seja um pequeno, médio ou grande produtor. Temos que lembrar que neste período de pandemia o Agro não parou, pelo contrário, ele cresceu e conduziu o nosso país. Foi o agronegócio que manteve a economia, foi ele que deu fôlego a milhares de brasileiros”, afirma.
Outra autoridade que marcou presença em todos os dias da 15ª Coopershow foi o presidente do CIVAP – Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – e prefeito de Tarumã, Oscar Gozzi, que fez questão de relatar o empenho e o papel da Coopermota, enfatizando a relevância da Coopershow. “A Coopermota tem um papel fundamental não só em Cândido Mota, sua cidade sede, mas em toda a nossa região. Poderia apenas destacar os empregos diretamente ou indiretamente, a forma de fomento a agricultura com o apoio técnico de seus agrônomos no campo e suas unidades de negócios ou o acesso dos seus silos, sempre à disposição do agricultor, porém, não posso deixar de pontuar a importância da Coopershow, produto da Coopermota. A cada ano esse evento está crescendo e trazendo mais novidade, mais informação e mais oportunidade para o agricultor, isso é admirável”, completou. 
No decorrer da 15ª Coopershow, houveram outras comitivas de autoridades para conhecer a ‘Vitrine tecnológica’, entre elas se destaca a comitiva do deputado Fernando Cury, que contou com a presença do presidente do legislativo, David Vieira, o prefeito Eraldo Pereira, e primeira dama e presidente do Fundo Social de Cândido Mota, Rosana Pereira Zimermam. “Estou muito feliz de estar aqui hoje e poder conhecer esse evento maravilhoso voltado ao universo do agronegócio. Temos que fomentar mais iniciativas como esta, afinal o Agro move o nosso país e é um setor em constante crescimento”, salientou o deputado.
A Coopershow contou também com a comitiva do deputado Vinicius Camarinha, que teve a presença do prefeito de Palmital, Luís Gustavo e do presidente da Coopermota, Edison Valmir Fadel, entre outras autoridades, “Parabéns! Vou definir o que estou visualizando aqui hoje com essa palavra. Já conheço a trajetória da Cooperativa e não esperava menos”, finaliza.
Segundo o presidente da comissão organizadora da 15ª Coopershow, Munir Zanardi, o evento surpreendeu e a ideia é continuar assim “A 15ª Coopershow chegou ao fim e agora para a Coopermota vai começar a 16ª Coopershow, nas próximas semanas a comissão organizadora irá se reunir para traçar as metas e as propostas para 2023”. Munir aproveitou também para agradecer a todos os envolvidos no evento. “Coopershow é uma soma de esforços, aqui tem um pouco da Maria, do José, do Henrique, de todos, e essa é a receita do sucesso. Obrigado a todos e ano que vem estaremos juntos novamente”, finaliza.