NOTÍCIA

Coopershow reúne cerca de oito mil pessoas no Campo de Difusão da Coopermota

  Representantes dos poderes executivo e legislativo regionais, além de entidades do setor se reuniram com o secretário estadual da Agricultura, Arnaldo Jardim, durante a Coopershow  
 
 
  Entre os dias 25 e 27 de janeiro, a Coopermota realizou a 11ª Coopershow, em Cândido Mota. Sob chuva e sol, o evento reuniu cerca de oito mil pessoas. Os dados finais de público equivalem a quase 25% de acréscimo em relação ao ano anterior no que se refere ao número de pessoas que passaram pelo recinto. Com estruturas dispostas de forma mais compacta, o público participante teve acesso a diferentes tipos de tecnologias instalada em equipamentos, máquinas e materiais genéticos, bem como em produtos agroquímicos de marcas nacionais e multinacionais disponíveis ao agricultor.
  Caravanas de cidades mais distantes como Piraju, Tupã, Teodoro Sampaio, Santa Cruz do Rio Pardo e Presidente Prudente, ou ainda de municípios da região, como Maracaí, Ribeirão do Sul, Paraguaçu Paulista e Assis, contribuíram para a obtenção dos números expressivos de participantes. Durante o evento foram apresentadas demonstrações de desenvolvimento de lavouras cultivadas no local diante do comportamento de materiais ligados às culturas de soja e milho, ensaios com amendoim, mandioca, cana e outros.
  Entre as palestras, aproximadamente 600 produtores acompanharam as orientações de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) durante os três dias de realização do evento. Entre os temas abordados estiveram a “Compactação do solo, plantio direto e matéria orgânica” ministrada pelo engenheiro agrônomo da Embrapa, Dr. Henrique Debiasi, "Plantabilidade de Soja", conduzida pelo engenheiro agrônomo Dr. Osmar Conte, e a “Fisiologia da soja para altas produtividades”, com o engenheiro agrônomo Dr. Alvadi Balbinot.
  Além disso, temas ligados ao controle de roedores em silo, manejo contra percevejos, qualidade de sementes para a integração lavoura pecuária, produtividade do milho e outros foram abordados em palestras conduzidas por empresas parceiras da Coopershow.
 
  Encontro com secretário estadual da Agricultura
  Pelo menos 150 autoridades, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários da agricultura, representantes de legislativos e de entidades do setor participaram do "encontro regional" com o secretário estadual da Agricultura, Arnaldo Jardim, durante o segundo dia de realização da 11ª Coopershow. O que seria apenas uma recepção informal ao secretário sob comando da organização da Coopershow, acabou se tornando um momento para a apresentação de propostas e reivindicações dos representantes de diferentes municípios presentes no evento. A iniciativa reuniu integrantes de cidades de todo o Vale Paranapanema, Alta Paulista e Pontal.
  Além do secretário, também esteve presente na Coopershow o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), Edivaldo Del Grande, o qual evidenciou o papel do cooperativismo para o desenvolvimento de negócios que sejam sustentáveis e tragam rentabilidades ao produtor.
Após a recepção no Centro de Eventos, o secretário e sua comitiva visitou o Campo de Difusão de Tecnologia da Coopermota onde é realizada a Coopershow, com a atenção ao plot de pesquisa da Apta, com cultivos de uva, cana e produção de cachaça.